top of page
Buscar
Foto do escritorBlanco & Blanco Cálculos

CÁLCULOS DA REVISÃO DA VIDA TODA - DECISÃO DO STF APROVADA - TEMA 1102

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Em recente decisão do STF em dezembro de 2022, foi aprovado por 6 votos a 5, o tema 1102 relacionado a REVISÃO DA VIDA TODA que consiste em considerar no cálculos da renda mensal inicial todas as contribuições feitas antes de julho/1994, contudo, nem sempre essa revisão consiste em aumento do benefício, para isso, antes de qualquer passo adiante, será necessário verificar se o beneficiário aposentado ou pensionista se enquadra no requisitos para a revisão e, após, será necessário REALIZAR OS CÁLCULOS para verificar se essa revisão é mais vantajosa, portanto, o cálculo prévio é fundamental.


Requisitos para a revisão da vida toda:


1) Ter contribuição anterior a julho/1994;

2) Concessão de benefícios com DIB - data inicial do beneficio - entre 29/11/1999 até 13/11/2019, pela regras da Lei 9.876/1999, cujo primeiro pagamento tenha sido após 10 anos do seu primeiro pagamento (vide hiscre)(prazo decadencial 10 anos).


Quem não tem direito a revisão da vida toda:


1) Não ter contribuição antes de julho/1994;

2) Concessão de benefícios com DIB - data inicial do beneficio - após 13/11/2019, pelas regras do EC 103/2019, sem direito adquirido.

3) Ter recebido seu primeiro pagamento antes de 10 anos.


Documentos úteis para a realização dos cálculos - enviar em arquivos separados:


1) CNIS completo - obrigatório - download do meuinss;

2) CARTA DE CONCESSÃO, com a memória do cálculo - obrigatório - download do meuinss ou cópia dos cálculos se a concessão foi judicial.

3) EXTRATO DE PAGAMENTO/HISCRE - obrigatório download do meuinss.

4) COPIA DA CTPS com anotações dos salários, antes de 1982 - opcional (*)

5) RAIS - opcional (*)

6) MICROFICHAS/MICROFILMAGEM requeridas no INSS (*)



(*) O CNIS possui os salários de contribuição somente a partir de 1982. Caso o segurado possua contribuições anteriores a 01/1982 é necessário buscar informações em outras fontes, tais como carteira de trabalho, microfilmagem e RAIS, onde será necessário ser averbado no CNIS, lembrando que na ausência de salários de contribuição do ano anterior a 1982, será usado o salário mínimo.


A RAIS - relação anual de informações sociais é o documento hábil para buscar salários, onde você poderá tentar fazer alguma busca no endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-vinculos-empregaticios-da-rais


Vale informar que o login e a senha são os mesmos utilizados para acessar o MEUINSS, contudo, o documento não fica disponível no mesmo instante, demorando em média 30 dias.


Assim, após verificado os requisitos e reunidos todos os documentos, faça seus cálculos conosco e abra a sua ordem de serviço através de nosso site www.blancocalculos.adv.br


Mas, não esqueça de enviar um arquivo de cada um dos documentos indicados acima.











632 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cuidados na hora de escolher um calculista - clique

De olho nos cálculos trabalhistas: o barato pode sair caro ​ Com relativa frequência tenho observado no mundo jurídico, situações em que,...

Comments


bottom of page